Champô: Neutro ou Alcalino?
Quando se fala em comprar um champô para o automóvel a primeira coisa que vem à cabeça é: Tem de ser um champô com PH neutro. Porquê? Porque se ouviu um amigo/conhecido dizer que era o melhor. Mas será que é mesmo o melhor?
Antes de decidirmos qual o melhor champô temos de perceber o que é isto do PH.

O que é o PH?
O pH é a acidez de soluções aquosas, incluindo o champô para automóveis. Quanto menor for o número, mais ácido é o champô. O oposto de ácido é alcalino e, portanto, quanto maior o número, mais alcalino é o champô. A escala de pH vai de 0, que é extremamente ácido, a 14, que é alcalino. O pH 7 a pH 7,9 não é ácido nem alcalino, pelo que é considerado pH neutro.

Agora que já vimos o que significa isto do PH, vamos realmente ao que interessa.
Qual devo realmente escolher?
Bem, normalmente, quando alguém quer um champô seguro, escolhe um champô com pH neutro para que a cera permaneça no carro. Como já sabemos, não temos de nos preocupar com a sujidade se tivermos um bom revestimento e champô. A cera garante que existe uma pequena camada protetora entre a tinta e a sujidade, pelo que o carro fica geralmente menos sujo e a sujidade também se dissolve melhor e mais rapidamente. Com uma boa cera, se o carro estiver sujo e for lavado com água, geralmente a pintura fica imediatamente mais limpa, o que diminui as probabilidades de riscos durante a lavagem.

Para carros sujos, preferimos sempre um champô alcalino que remova a sujidade em vez de um champô com pH neutro que deslize melhor sobre a pintura. Especialmente se um carro for tratado com clay bar ou tiver de ser polido ou precisar de cera, é também importante que a cera anterior sejam removidos e, neste caso, um champô alcalino poderá ser o mais indicado.
Quando escolher PH Neutro ou PH Alcalino?
Assim, para que tudo fique claro, é melhor diferenciar a quantidade de sujidade no carro, qualquer proteção e se quer mantê-la ou não.
- O seu carro tem proteção de cera, selante ou revestimento e ainda está em boas condições e bem limpo. Opte então pelo champô automóvel seguro com pH neutro.
- O carro está extremamente sujo e, neste momento, quer proteger a pintura o máximo possível contra riscos. Opte então por um champô alcalino na lança de espuma. Após a pré-lavagem e após ter removido toda a sujidade, inspecione o carro para ver se ainda está muito sujo ou não. Se ainda estiver muito sujo, escolha um champô alcalino no balde também. Se o carro estiver bem limpo agora, pode optar pelo champô seguro de pH neutro para uma lubrificação extra no balde.
Resumidamente, se o teu carro/mota está com muita sujidade opta por usar um champô alcalino na pré-lavagem e após isso avalias se há necessidade de manter o alcalino para a lavagem com o balde ou se serve perfeitamente o neutro.
Por outro lado se estiveres a fazer aquela lavagem semanal em que o carro não está muito sujo, só queres mantê-lo a brilhar, aí opta por usar um champô neutro que não se torna tão "agressivo" para o veículo.
Para concluir..
Um champô para automóveis envolve muito mais do que a maioria das pessoas pensa. Muitos lojas não têm o conhecimento certo e por vezes dão-lhe o champô errado, fazendo com que compre mais produtos do que deveria. É por isso que é importante que compre numa loja que seja aberta e honesta sobre os produtos que oferece, que garanta a qualidade e as propriedades e que também dê conselhos corretos.
Na HR Culture, testamos os produtos antes de os vender na nossa loja, pois assim garantimos a qualidade dos nossos produtos e estamos sempre prontos para lhe dar os melhores conselhos para poder comprar com total garantia e confiança.